30 de novembro de 2024

Saída de Elmar enterra sonho de ACM Neto de virar governador da Bahia, avaliam aliados

Foto / Reprodução

                                                                ESTAMOS AOVIVO, RÁDIO ALTERNATIVA

 Questionado pelos próprios correligionários por conta das decisões que tomou em relação aos principais aliados, ACM Neto (União Brasil) tem visto o sonho de virar governador da Bahia cada vez mais longe.

A primeira grande barreira que surgiu em seu caminho foi a perda da Prefeitura de Camaçari, considerada estratégica política e financeiramente para seus planos eleitorais.

Agora, a eminente saída de Elmar Nascimento do seu grupo político praticamente adia em, no mínimo, mais quatro anos qualquer chance de disputar em par de igualdade com seus adversários o cargo de governador da Bahia.

Segundo aliados, a conta é simples: Neto pode chagar em 2026 com menos de 50 prefeitos aliados – cerca de 10% do estado. Isso porque o comando da Codevasf garante a Elmar o controle sobre muitos prefeitos baianos que ainda estão na oposição. Indo para o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Elmar arrastaria mais de 20 gestores municipais, além de deputados e vereadores.

Abandonado por Neto na disputa pela presidência da Câmara e escanteado publicamente pelo principal aliado do ex-prefeito de Salvador, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, Elmar deve se abrigar em alguma legenda da base de Jerônimo. PP e Avante são as favoritas a recebê-lo.

ALTERNATIVA NEWS

Cada clique é uma nova descoberta! Explore nosso blog e fique por dentro de tudo. WhatsApp Alternativa News (73) 9 9920-9523

Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos

CLIQUE NO LINK E FAÇA PARTE DO NOSSO CANAL ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP

https://whatsapp.com/channel/0029VauL46m7z4kf6ht0xH1j

PortalCast Estreia Seu Terceiro Episódio Hoje, 30 de Novembro – Não Perca!


O PortalCast está de volta com seu terceiro episódio, e o convidado desta edição promete surpreender! Hoje, 30 de novembro, às 21h, o programa recebe Lucas Grandão, o recém-eleito vereador, que acaba de conquistar uma cadeira na Câmara Municipal.

Em uma entrevista exclusiva e descontraída, Grandão abrirá o jogo sobre sua trajetória política, revelando os momentos que o levaram à política e as motivações por trás de sua candidatura. O episódio promete aprofundar o lado pessoal e profissional do novo parlamentar, oferecendo aos telespectadores um olhar íntimo sobre como ele pretende atuar no cenário político local.


Durante a conversa, Lucas Grandão discutirá sua visão sobre os desafios enfrentados pela política da cidade, além de apresentar as principais propostas e projetos que pretende implementar ao longo de seu mandato. O vereador trará insights sobre como planeja representar a população e contribuir para o desenvolvimento do município, abordando temas relevantes e urgentes para a comunidade.

Este episódio é uma chance única de conhecer melhor o futuro político da cidade e os planos de Lucas Grandão para os próximos anos. Se você é eleitor ou se interessa pela política local, este é um programa imperdível!

Se inscreva no canal do PortalCast no YouTube e não perca nenhum episódio! Aproveite para assistir também ao último episódio, o #002, e fique por dentro de todas as novidades. Não deixe de sintonizar no PortalCast hoje, às 21h, para acompanhar essa conversa reveladora com Lucas Grandão e entender mais sobre o que está por vir no cenário político local.

ALTERNATIVA NEWS

Cada clique é uma nova descoberta! Explore nosso blog e fique por dentro de tudo. WhatsApp Alternativa News (73) 9 9920-9523

Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos

CLIQUE NO LINK E FAÇA PARTE DO NOSSO CANAL ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP

https://whatsapp.com/channel/0029VauL46m7z4kf6ht0xH1j


Bolsonaro ao WSJ: Apoio de Trump é fundamental para voltar à Presidência

Foto / Reprodução

Declaração foi incluída no artigo da jornalista Samantha Pearson, que discorre sobre as movimentações do ex-mandatário para 2026

Nesta sexta-feira, dia 29, o The Wall Street Journal, um jornal dos Estados Unidos, divulgou um artigo acerca das ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua tentativa de se candidatar à Presidência da República nas eleições de 2026. Bolsonaro também concedeu uma entrevista ao jornal.

No começo do artigo, Samantha Pearson, correspondente brasileira do jornal, esclarece que Bolsonaro está proibido de se candidatar a cargos públicos até 2030 e está sob acusações de supostamente orquestrar um golpe de Estado. Contudo, o ex-chefe de estado tem a convicção de que, com a volta de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, ele terá a possibilidade de participar da próxima eleição presidencial.

Bolsonaro afirmou que ele e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, estiveram em contato próximo com a equipe de Trump a partir do dia 5 de novembro, data em que o republicano foi declarado o 47º presidente dos Estados Unidos após derrotar a atual vice-presidente, a democrata Kamala Harris.

O texto informa que Bolsonaro se destacou como um dos aliados internacionais mais íntimos de Trump. Mantendo perspectivas semelhantes em relação a conflitos culturais e um desdém compartilhado pela esquerda política e pela imprensa, a dupla consolidou sua parceria durante o tempo em que seus mandatos se sobrepuseram, em 2019 e 2020. Unidos, se posicionaram contra o governante autoritário da Venezuela, Nicolás Maduro.



“Ainda extremamente popular entre os conservadores sociais do Brasil e parte da comunidade empresarial, Bolsonaro venceria por pouco uma eleição contra Lula se a votação fosse realizada hoje, segundo uma pesquisa desta semana do instituto Paraná Pesquisas. Bolsonaro obteria 37,6% dos votos, enquanto o líder de esquerda receberia 33,6%.”

Bolsonaro tem se esforçado para consolidar relações regionais e globais com líderes conservadores, tais como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, conforme mencionado por ele mesmo. Ele chegou a presenteá-los com sua significativa medalha dos “3is: imbrochável, imorrível e incomível”.

“Bolsonaro nunca precisou tanto de Trump”, afirma artigo do WSJ
Após a polícia apreender o passaporte de Bolsonaro no começo deste ano, seu filho Eduardo, que é amigo de Steve Bannon, ex-assessor de Trump, desempenhou o papel de intermediário, participando da eleição presidencial dos EUA ao lado de Trump no resort Mar-a-Lago.

“É hora de MAAGA — Fazer todas as Américas grandiosas novamente”, disse Bolsonaro, exibindo orgulhosamente um livro publicado no ano passado que Trump lhe deu com a dedicatória “Jair — Você é INCRÍVEL”.

“Apelidado pela imprensa brasileira de ‘Trump dos Trópicos’, Bolsonaro nunca precisou tanto de seu contraparte norte-americano, embora não esteja claro quanto poderia receber de ajuda e de que forma”, afirma o artigo do WSJ.

Segundo o artigo, a polícia brasileira fez acusações na semana anterior a Bolsonaro e 36 de seus aliados, alegando que eles estariam arquitetando um golpe para barrar a posse de Lula após as eleições de 2022. A Justiça Eleitoral, no ano anterior, concluiu que a confiança no sistema eleitoral foi minada por Bolsonaro ao atribuir a Lula acusações de fraude. Bolsonaro refuta tais acusações, alegando ser vítima de perseguição política por parte de Lula e magistrados de tendência esquerdista.

“Eles não querem só me prender, querem me matar”, disse Bolsonaro, que tem 69 anos. Ele levantou a camisa para mostrar uma cicatriz gigante em seu abdômen, resultado de um esfaqueamento quase fatal durante a campanha de 2018. Um juiz determinou mais tarde que o atacante era mentalmente incapaz.

Da mesma forma que Trump, ele busca estabelecer sua marca pessoal através de produtos de merchandising, tendo recentemente introduzido sua própria loção pós-barba. Ele anunciou que a próxima adição será a cerveja Bolsonaro.

Bolsonaro tem planos de registrar sua candidatura antes das eleições de 2026, mesmo com a proibição, contando com o apoio de Trump para pressionar os juízes brasileiros a adiar a implementação da decisão de 2023, o que lhe permitiria concorrer. O ex-militar brasileiro insinuou que Trump poderia estabelecer sanções econômicas contra o governo Lula para auxiliá-lo.

“Há também pessoas mais inteligentes do que eu, mas ninguém tem a pele mais grossa, nem a experiência que eu tenho”, diz ex-presidente
Ainda em entrevista ao WSJ, Bolsonaro afirmou que, enquanto seu registro não for indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral, ele ainda é válido. “Eles podem adiar o máximo possível… até que a eleição tenha passado”, acrescentou.

O indicado por Bolsonaro para o  Supremo Tribunal Federal, o ministro Kassio Nunes Marques, está agendado para assumir a presidência do tribunal eleitoral do Brasil em 2026. No ano passado, Marques votou contra a decisão de banir Bolsonaro.

“Não estou obcecado pelo poder, na verdade é algo bastante cansativo para a minha idade”, disse Bolsonaro. “Há também pessoas mais inteligentes do que eu… mas ninguém tem a pele mais grossa, nem a experiência que eu tenho.”

Questionado sobre a natureza das possíveis sanções dos EUA sob Trump, Bolsonaro mencionou as sanções norte-americanas ao petróleo da Venezuela. Em seu primeiro mandato, Trump empregou uma campanha de “pressão máxima”, com sanções econômicas e apoio direto à oposição venezuelana em uma tentativa fracassada de destituir Maduro.

“Trump também está muito preocupado com a Venezuela e discutiu comigo formas de devolvê-la à democracia”, disse Bolsonaro.

A ala conservadora do Brasil também incentivou Trump a anular o visto americano do ministro do Supremo Tribunal, Alexandre de Moraes, que comandou extensas investigações criminais contra Bolsonaro e seu grupo político – uma solicitação considerada favoravelmente por uma parcela da nova gestão norte-americana, de acordo com fontes familiarizadas com a questão.

Elon Musk, um aliado próximo de Trump, tornou-se um dos maiores detratores de Moraes após o ministro ter bloqueado a rede social Twitter/X no Brasil por mais de um mês este ano. A razão para o bloqueio foi a recusa em suspender contas de direita acusadas de disseminar “discurso de ódio”.

Um porta-voz de Moraes se recusou a falar com o Wall Street Journal. A deputada norte-americana María Elvira Salazar (R., Flórida) chamou o juiz brasileiro de “a vanguarda de um ataque internacional contra a liberdade de expressão,” exibindo uma foto de Moraes ao apresentar um projeto de lei com o deputado Darrell Issa (R., Califórnia) em setembro para negar entrada nos EUA a qualquer autoridade estrangeira acusada de ameaçar a liberdade de expressão.

Avanços do Judiciário
O texto ainda expõe que, “empoderado por uma Constituição ampla que dá aos ministros do Supremo Tribunal brasileiro a opção de atuar como procuradores, juízes e jurados, Moraes tem reprimido apoiadores de Bolsonaro depois do incidente de 8 de janeiro de 2023 em Brasília”.

Desde então, ele determinou a detenção de mais de mil indivíduos, mencionando a “proteção da democracia”. Moraes e aqueles que o apoiam acreditam que uma estratégia severa é imprescindível em um país que voltou à democracia após a ditadura militar quatro décadas atrás. No entanto, há quem o acuse, inclusive alguns especialistas em direito, de abuso de autoridade judicial.

Em um documento recente com cerca de 900 páginas, que descreve a investigação dos ataques ocorridos em 8 de janeiro, Bolsonaro foi acusado pela polícia de liderar uma “conspiração criminosa” para bloquear a posse de Lula em janeiro de 2023.

Bolsonaro rejeita a acusação de ter agido além dos parâmetros constitucionais, defendendo que apenas colocou em questão o resultado de uma eleição que acreditava ser injusta e que tinha como objetivo controlar seguidores entusiasmados.

“Eles caíram matando em cima de mim,” disse ele, sobre seus apoiadores mais radicais. “Me chamaram de covarde”. As informações são da Revista Oeste.

ALTERNATIVA NEWS

Cada clique é uma nova descoberta! Explore nosso blog e fique por dentro de tudo. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 9 9920-9523 

Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos

CLIQUE NO LINK E FAÇA PARTE DO NOSSO CANAL ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP

https://whatsapp.com/channel/0029VauL46m7z4kf6ht0xH1j


13º salário: parcela única ou 1ª parte devem ser pagas até hoje


 O prazo para o pagamento da parcela única ou da primeira parte do 13º salário se encerra nesta sexta-feira (29).

Segundo a legislação estabelecida em 1962, os pagamentos devem ser realizados até o dia 30 de novembro. Como a data cai em um sábado neste ano, as empresas são obrigadas a antecipar o pagamento para o dia útil anterior.

Essa medida garante que todos os trabalhadores recebam o benefício dentro do prazo estipulado, evitando qualquer atraso. (saiba abaixo o que fazer se não receber o valor dentro do prazo)

Também conhecido como “gratificação natalina”, o acréscimo anual pode ser pago de duas formas: em parcela única ou dividido em até duas partes. Se a empresa optar pela divisão, a segunda parcela deve ser creditada na conta do trabalhador até o dia 20 de dezembro.

É importante destacar que aposentados, pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito a esse benefício, mas com cronogramas de pagamento específicos e que foram antecipados neste ano.

⚠️ É importante destacar que aposentados, pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito a esse benefício, mas com cronogramas de pagamento específicos e que foram antecipados neste ano.

ALTERNATIVA NEWS

Cada clique é uma nova descoberta! Explore nosso blog e fique por dentro de tudo. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 9 9920-9523 

Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos

CLIQUE NO LINK E FAÇA PARTE DO NOSSO CANAL ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP

https://whatsapp.com/channel/0029VauL46m7z4kf6ht0xH1j

Mega-Sena pode pagar R$ 67 milhões neste sábado


 

A Caixa Econômica Federal promove neste sábado (30), a partir das 20h, os sorteios dos concursos 2.802 da Mega-Sena e 203 da +Milionária.

A +Milionária tem prêmio estimado em R$ 26 milhões. As chances de vencer na loteria são menores do que na Mega-Sena: para levar a bolada, é preciso acertar seis dezenas e dois trevos. (veja no vídeo mais abaixo).

O valor de uma aposta simples é de R$ 6. Com ela, o apostador pode escolher 6 números de 50 disponíveis e mais 2 trevos, dentre os seis disponíveis.

Para apostas múltiplas, é possível escolher de seis a 12 números e de dois a seis trevos, com preços que podem chegar a R$ 83.160,00.

 +Milionária se destaca por oferecer o prêmio principal mínimo de R$ 10 milhões por sorteio e possuir dez faixas de premiação.

Mega-Sena
Já a Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 67 milhões para os acertadores das seis dezenas. No concurso da última quinta-feira (28), ninguém levou o prêmio máximo.

A Mega-Sena tem três sorteios semanais: às terças, quintas e sábados.

A aposta mínima para a Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser realizada também pela internet, até as 19h.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos.

É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, que custa R$ 5, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

ALTERNATIVA NEWS

Cada clique é uma nova descoberta! Explore nosso blog e fique por dentro de tudo. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 9 9920-9523 

Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos

CLIQUE NO LINK E FAÇA PARTE DO NOSSO CANAL ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP

https://whatsapp.com/channel/0029VauL46m7z4kf6ht0xH1j


Chineses relatam agressões físicas, jornadas intensas e condições insalubres em Fábrica da BYD na Bahia


Denúncias de Condições Desumanas para Trabalhadores Chineses na Primeira Fábrica de Carros Elétricos da BYD no Brasil
Uma investigação da Agência Pública revelou  graves de condições degradantes enfrentadas por trabalhadores chineses na construção da primeira fábrica de automóveis elétricos da BYD no Brasil, localizada em Camaçari, . As acusações incluem agressões físicas, jornadas exaustivas, falta de acesso a água potável e alojamentos insalubres.

Acusações de Agressões e Condições Desumanas
egundo a reportagem da Agência Pública, operários contratados por empresas terceirizadas da BYD, como a JinJiang Construction Group, estão sujeitos a maus-tratos físicos e ambientes de trabalho precários. Fotografias e vídeos mostram trabalhadores bebendo água de poças no canteiro de obras, trabalhando descalços ou sem capacetes obrigatórios.
Relatos anônimos de funcionários indicam que mestres de obras chineses utilizam chutes e socos como forma de punição, especialmente em casos de atrasos ou descumprimento de ordens. Um vídeo registrado em 9 de outubro mostra um trabalhador caído no chão após, supostamente, ser golpeado pelas costas.
“É comum ocorrerem cenas de violência como castigo”, disse uma fonte sob condição de anonimato à reportagem.

Funcionários estariam enfrentando condições degradantes

Infraestrutura Precária e Pressão por Prazos
A investigação apontou que os trabalhadores vivem em alojamentos superlotados, sem separação de gêneros, e utilizam banheiros sujos, sem limpeza adequada. O refeitório improvisado dentro do canteiro de obras não oferece tempo para descanso, configurando uma jornada contínua.
A pressão por prazos é outro agravante. Inicialmente prevista para conclusão em 2024, a primeira etapa das obras foi adiada para janeiro de 2025, o que, segundo fontes, resultou em maior pressão sobre os trabalhadores chineses. A etapa prevê a construção de 26 estruturas, incluindo galpões e pistas de testes, para permitir a produção de até 150 mil veículos por ano.

PT, que em 2019 criticava gestão Bolsonaro pelo dólar a R$ 4,26, enfrenta disparada histórica da moeda

ESTAMOS AOVIVO, RÁDIO ALTERNATIVA


Em 2019, quando o dólar atingiu R$ 4,26 durante o governo de  (PL), o Partido dos Trabalhadores (PT) classificou o valor como reflexo da “incapacidade” da gestão do então presidente e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Nesta quinta-feira (28), sob o governo do presidente Luiz Inácio  da Silva (PT), o dólar alcançou pela primeira vez na história a marca de R$ 6, superando o maior patamar nominal já registrado.

No texto publicado em 2019, o PT acusava  de levar o país a uma situação de “total instabilidade” e descreveu a alta da moeda como “mais uma das consequências dos retrocessos impostos desde o primeiro dia do desgoverno”.

A disparada do dólar ocorreu após o anúncio do pacote fiscal do governo Lula, apresentado na véspera pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo analistas, as medidas propostas não trouxeram confiança ao mercado, resultando na valorização da moeda americana.

O dólar abriu a manhã em alta e atingiu R$ 6 às 11h21, subindo mais de 1% em relação ao fechamento anterior. Às 12h22, era negociado a R$ 5,99, refletindo a desconfiança sobre a efetividade do pacote econômico.

Avaliação de Especialistas

De acordo com Flavio Conde, analista da Levante Investimentos, o pacote foi considerado “desanimador” por não apresentar cortes significativos de despesas. Além disso, a promessa de isenção do Imposto de Renda para rendas até R$ 5 mil gerou dúvidas quanto à viabilidade das compensações mencionadas por Haddad.


29 de novembro de 2024

Eunápolis conquista Selo Prata por Boas Práticas na Eliminação da Transmissão Vertical do HIV

 


Na tarde desta sexta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis recebeu o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, um reconhecimento concedido pelo Ministério da Saúde (MS) em cerimônia realizada em Brasília.

A certificação foi conquistada após o município atingir todas as metas estabelecidas pelo MS, que avalia o compromisso e os resultados obtidos na prevenção da transmissão vertical do HIV – quando o vírus é passado da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação. Com as orientações e tratamentos adequados durante o pré-natal, parto e pós-parto, é possível reduzir em 99% as chances de transmissão do vírus para o recém-nascido.

Para a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, o reconhecimento reflete os investimentos e as iniciativas promovidas pela gestão, que, desde o início de seu mandato, tem priorizado ações voltadas para o fortalecimento da saúde materno-infantil.


“Esse selo representa o resultado de um trabalho árduo e comprometido, reforçando nosso compromisso com a saúde materno-infantil e o bem-estar das famílias de Eunápolis. Atingir essa meta mostra que estamos no caminho certo, priorizando a prevenção e garantindo um cuidado integral às nossas gestantes”, destacou a prefeita.

O Selo Prata evidencia os avanços alcançados por Eunápolis na saúde pública, consolidando o município como referência em boas práticas de prevenção e cuidado na atenção básica.

ALTERNATIVA NEWS

Cada clique é uma nova descoberta! Explore nosso blog e fique por dentro de tudo. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 9 9920-9523 

Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos


Violência Sem Fim: Itabela registra mais um homicídio em menos de 48h. A vitima foi morta por quatro homens e com mais de 10 tiros.

 



Um homem identificado por, Renildo Silva de Jesus, de 27 anos, foi assassinado no bairro ventania, em Itabela, na manhã desta sexta-feira (29/11). Este é o segundo homicídio registrado na cidade em menos de 48h.

No momento do crime, a vítima estava caminhado pela rua, quando quatro homens chegaram e começaram a atirar em direção a ele que tentou escapar correndo, mas acabou morto em um terreno em frente a uma casa.

Segundo a polícia, ele foi atingido por uns 10 tiros e morreu no local. A Polícia Militar foi acionada, mas os agressores fugiram tomando rumo ignorado.

O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis. A motivação e autoria do crime  é desconhecida até então.


ALTERNATIVA NEWS

Cada clique é uma nova descoberta! Explore nosso blog e fique por dentro de tudo. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 9 9920-9523 

Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos

"Ibirataia é Reconhecida Nacionalmente por Excelência em Gestão Pública no III Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados"


Durante o III Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, Ibirataia foi reconhecida pelo seu excelente desempenho no Índice de Governança Municipal (IGM), uma iniciativa do Conselho Federal de Administração (CFA) que avalia a eficiência das gestões públicas no Brasil. O município, sob a liderança da prefeita Ana Cléia, foi premiado por sua transparência, responsabilidade e desenvolvimento sustentável, consolidando-se como referência de boa administração.

Ana Cléia, que encerra seu segundo mandato, comemorou o reconhecimento como um reflexo do trabalho coletivo, destacando o papel do povo e de sua equipe. Ao longo de seus oito anos de gestão, realizou importantes obras e garantiu o equilíbrio financeiro, superando desafios e transformando Ibirataia em um modelo de gestão eficiente.

O prêmio, recebido com humildade pela prefeita, simboliza o legado de uma gestão responsável e visionária. "Este prêmio é um reflexo do esforço conjunto. Acredito que o trabalho que realizamos terá impactos duradouros para a cidade", afirmou. Assim, Ana Cléia encerra sua trajetória à frente da Prefeitura de Ibirataia deixando um exemplo de comprometimento e realização.

Tribunal Superior Eleitoral aprova Contas de Marcos de Manoel nas Eleições de 2024



 O Tribunal Superior Eleitoral aprovou as contas de campanha de Marcos Antônio de Souza Barbosa (Marcos de Manoel da Ambulância), eleito vereador nas Eleições Municipais de 2024. A decisão foi fundamentada no parecer ministerial e nas disposições da Lei nº 9.504/97 e da Resolução TSE nº 23.607/2019. Com a aprovação, o candidato cumpriu todas as exigências legais para a regularidade de sua candidatura. A medida reforça a transparência e a integridade do processo eleitoral em Ibirataia.



FONTE: IBIRATAIA NOTÍCIAS

Câmara aprova moção de repúdio contra Janja em comissão



 Motivo é o xingamento da primeira-dama contra Elon Musk

Nesta quarta-feira (27), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara sancionou, com 14 votos a favor e 5 contra, uma moção de repúdio contra a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, também conhecida como Janja. A ação foi motivada por um insulto que ela dirigiu ao empresário Elon Musk durante atividades relacionadas ao G20.

O incidente aconteceu em 16 de novembro, em uma conferência sobre a luta contra a desinformação no Cria G20, que ocorreu no Rio de Janeiro. Durante o discurso, o som de uma buzina de navio foi ouvido ao fundo, interrompendo a fala. Em retaliação, Janja observou:

– Alô, acho que é o Elon Musk… Eu não tenho medo de você, inclusive, f*** you, Elon Musk.

Enquanto Janja defendia a regulação das plataformas digitais, o xingamento em inglês foi proferido. Musk, dono do X, é contra essa medida. Ele respondeu em sua plataforma que o governo atual “perderá a próxima eleição”.

Os deputados Zucco (PL-RS) e General Girão (PL-RN), juntamente com Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), propuseram uma moção de repúdio de cunho simbólico e sem impacto prático. A motivação para tal ação, conforme os parlamentares, é a atitude da primeira-dama, que consideram “incompatível com o decoro exigido em eventos oficiais” e que “demonstra falta de responsabilidade e sensibilidade em relação ao papel que exerce como representante simbólica da nação, em um evento de tamanha visibilidade”.

Apesar de a maioria dos votos de aprovação ter vindo de parlamentares da oposição, membros de partidos que contam com integrantes no governo, tais como União Brasil, PP e Republicanos, também deram suporte à moção.