![]() |
Créditos: Inajara Diz |
De 20 a 26 de abril de 2025, a cidade de Ipiaú (BA) se tornará mais uma vez um grande ponto de encontro para a produção audiovisual brasileira no 4º Circuito Cine Éden. Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema nacional e fomentar o debate sobre a valorização da cultura no interior, o evento realizará exibições gratuitas de filmes em diferentes localidades do município.
Promovida pela Voo Audiovisual, a nova edição do projeto propõe levar a experiência de uma sala de cinema até comunidades ipiauenses. Durante sete dias, serão exibidos longas e curtas-metragens que refletem a potência e a diversidade do audiovisual brasileiro, com destaque para as produções nordestinas e baianas.
“Não é apenas uma mostra de filmes, é uma iniciativa que resgata a tradição do cinema na cidade, incentiva novos realizadores e proporciona ao público o acesso a produções que dificilmente chegariam ao município, já que ele não possui salas de exibição”, destaca Henrique Filho, coordenador geral do Circuito Cine Éden e diretor artístico da Voo.
Memória e resistência
![]() |
Créditos: Inajara Diz |
O projeto foi criado em 2014 com o propósito de preservar a memória do antigo Cine Teatro Éden, patrimônio histórico localizado no Centro de Ipiaú. Inaugurado em 1927 por José Miraglia, o espaço teve um papel importante na promoção da cultura local. Com uma fachada no estilo Art Nouveau, 560 poltronas e um grande palco, o local recebeu apresentações de artistas notáveis ao longo dos anos.
Entretanto, no ano de 1982, o Cine Teatro foi fechado e transformado em uma loja de móveis e eletrodomésticos. Quase dez anos depois, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural, em 1991, mas nunca recebeu revitalização. Diante desse contexto, o Circuito Cine Éden surgiu como uma forma de resistência, promovendo o debate sobre a necessidade de espaços culturais nos interiores.
A primeira edição, em 2014, realizou exibições de curtas-metragens na Escola Municipal Celestina Bittencourt. No segundo ano, foram mais de 1.300 espectadores durante quatro dias de filmes, debates e oficinas com o tema “Por um Novo Cine Éden”. Em 2020, a terceira edição recebeu 3.800 pessoas em um evento online cujo tema foi “Memória é Futuro”. Já em 2025 serão 10 sessões temáticas. (mais…)
Nenhum comentário:
Postar um comentário