9 de maio de 2025

MÉDICO ENCONTRA 35 PEDRAS NA BIXIGA DE HOMEM QUE BEBIA COCA-COLA TODOS OS DIAS

 

Todo mundo sabe que beber refrigerante todos os dias é prejudicial à saúde. E os danos costumam ser proporcionais à quantidade ingerida. Ou seja quanto maior o consumo, maior o estrago. Um paciente mineiro que tinha o hábito de beber de 2 a 3 litros de Coca-cola por dia, constatou isso na prática: ele acumulou 35 pedras na bexiga. O caso chamou tanta atenção que viralizou na internet após o urologista Thales Franco de Andrade, de Minas Gerais, mostrar os 35 cálculos, conhecidos popularmente como pedras, que foram removidos da bexiga de um dos seus pacientes.

“O consumo excessivo de refrigerantes, ricos em ácido fosfórico e açúcares, favorece a formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio nos rins e bexiga”, alertou Andrade na publicação que já conta com 8,4 milhões de visualizações. Enquanto mostra no vídeo as pedras extraídas do organismo do paciente, o urologista alertou que, além da baixa ingestão de água, a acidificação urinária, o aumento da excreção de cálcio e a elevação dos níveis de oxalato são fatores que potencializam o risco de nefrolitíase, nome técnico para a formação de pedras nos rins.

O médico chamou atenção para os riscos do excesso no consumo de bebidas gaseificadas açucaradas e também da falta de hidratação constante. A pedra na bexiga ou o cálculo vesical, como é denominada cientificamente, são pedras compostas por sais de cálcio que se acumulam na bexiga urinária ao longo do tempo e podem variar de tamanho. De acordo com informações do médico Dráuzio Varella, as pequenas costumam ser eliminadas pela urina e não precisam de tratamento, mas as maiores podem ocupar quase todo o espaço do órgão, afetando as funções de armazenamento e eliminação da urina.

 NOVIDADE: FAÇA PARTE DO CANAL DO ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP (CLICANDO AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário