Casa Branca afirma que medida busca restaurar designação histórica usada até 1949; mudança definitiva dependerá de lei.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nesta sexta-feira (5) um decreto para que o Departamento de Defesa também seja chamado de Departamento da Guerra, conforme havia prometido recentemente. A informação foi confirmada pela Casa Branca nesta quinta-feira (4).
Segundo comunicado oficial, a iniciativa busca “restaurar o nome histórico” como uma designação adicional. No entanto, Trump determinou ao secretário Pete Hegseth que adote medidas para transformar a mudança em caráter permanente, o que dependerá de aprovação legal.
A denominação “Departamento da Guerra” esteve em vigor entre 1789 e 1949. De acordo com a Casa Branca, Trump considera que o termo atual transmite uma imagem “muito defensiva” e não condiz com o poderio militar norte-americano.
“O presidente acredita que este departamento deveria ter um nome que reflete o seu poder incomparável e a sua capacidade para proteger os interesses nacionais”, destacou a nota.
Com o maior exército do mundo, os Estados Unidos, segundo a justificativa oficial, buscam “estabelecer a paz mediante a força” e recuperar o respeito internacional.
✅ NOVIDADE: FAÇA PARTE DO CANAL DO ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP (CLICANDO AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário