27 de janeiro de 2025

PREÇO DO CAFÉ VAI SUBIR: ENTENDA OS MOTIVOS E O IMPACTO NO SEU BOLSO


Foto / Redprodução das Redes Sociais 

O preço do café disparou no mercado, tornando-se cada vez mais um artigo de luxo para os consumidores. A alta no valor do grão é reflexo de uma série de fatores, como o clima adverso, a produção reduzida e o impacto do câmbio e falta de confiança no governo atual.Esses fatores podem fazer com que os preços continuem a subir em 2025.
Desde o início do ano, o preço do quilo do café moído já aumentou 33%, segundo o IPCA de novembro. As secas e queimadas que atingiram as principais regiões produtoras resultaram em uma quebra na safra. Como o café é uma commodity, seu preço é cotado em dólar e definido nas bolsas de valores, o que ajudou a elevar o custo. Nos últimos meses, as cotações internacionais registraram a maior alta dos últimos 50 anos, com reajustes que ultrapassaram os 70%.
No Brasil, o impacto da alta do dólar se reflete diretamente no bolso do consumidor. Primeiro, pela influência da moeda americana no preço final do produto. Segundo, pela demanda internacional crescente, que altera todo o cenário. A falta de confiança no governo atual também agrava a situação, tornando o cenário ainda mais desafiador para quem depende do café no dia a dia.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no ano passado, o grão teve uma alta de 40%, conquistando o título de “vilão da inflação”, alcançando o maior preço da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário