Juros altos, descontrole fiscal, dívida pública elevada, inflação, violência, desvirtuamento da justica, baixa expectativa econômica, agitação política, descontentamento popular, etc.
O espírito animal das pessoas domina seus poderes racionais e elas são facilmente ludibriadas, sem medida das consequências, e o problema estoura mais adiante à medida que a esperança alardeada colide com a realidade. É o que está acontecendo com o Brasil de hoje.
O povo foi imprevidente ao eleger Lula presidente pela terceira vez. Lula se tornou um vazio de ideias -- perdeu o discurso, perdeu o propósito, perdeu o encanto, e perdeu a conexão com o povo e com a realidade. Lula apenas surfa na onda da sua natureza autocentrada, sem o idealismo de outrora. Perdido e isolado, faz um governo fraco sem ter o que apresentar; administra o presente recorrendo ao passado e sem nenhum vínculo com o futuro. Restou em Lula apenas o personalismo cínico, mentiroso e enganador, o que dissimula a verdade para fazer a narrativa da própria exaltação.
Sem um projeto de nação, ficamos expostos a instabilidades política, econômica e social e a uma cultura política fraca com dificuldades para manter instituições fortes e independentes capazes de proteger o Estado de Direito, o cidadão, o combate à corrupção, o progresso, etc.
Assim está o Brasil de Lula: não avança, vai perdendo substância, vai-se descolorindo.
E o futuro vê como queixa de outra geração o resultado desta desconstrução.
![]() |
Yalu Tinoco - mestre em comércio internacional e políticas |
PortalCast Assista Agora - YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário