O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (5), em entrevista na Casa Branca. O republicano justificou a adoção de sanções e de um tarifaço sobre produtos brasileiros, afirmando que a guinada política do Brasil estaria prejudicando as relações internacionais, especialmente com os EUA.
“Estamos muito chateados com o Brasil. Nós os tarifamos muito alto por causa do fato de que eles estão fazendo algo muito infeliz. Eu amo o povo do Brasil. Temos uma ótima relação com o povo do Brasil”, disse Trump.
O presidente americano ainda afirmou que o Brasil “mudou radicalmente para a esquerda” e avaliou que o país “está indo muito mal”. Entre as medidas impostas pelos EUA estão:
-
Taxação de 50% sobre exportações brasileiras;
-
Aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Segundo Trump, as sanções estão relacionadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado.
MEDIDAS DO GOVERNO BRASILEIRO
Para tentar conter os impactos econômicos das sanções, o governo federal publicou, na última terça-feira (2), uma Medida Provisória (MP) que abre crédito emergencial de R$ 30 bilhões para empresas e produtores prejudicados.
➡️ O benefício pode ser acessado por pessoas físicas que exportam para os EUA, além de empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI) e produtores rurais com CNPJ. A MP terá validade de 180 dias.
Além disso, o programa Brasil Soberano prevê outros R$ 30 bilhões, por meio do Fundo Garantidor de Exportações (FGE), destinados a linhas de crédito para apoiar exportadores. O pacote também modifica regras do seguro de crédito à exportação e amplia a suspensão de tributos do setor.
✅ NOVIDADE: FAÇA PARTE DO CANAL DO ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP (CLICANDO AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário