8 de janeiro de 2025

Bahia registra quase 18 mil furtos e roubos de carros em 2024: veja os dias mais perigosos

Foto / Divulgação


 Na noite da última segunda-feira (7), o humorista baiano Dum Ice foi mais uma vítima da violência crescente na região metropolitana de Salvador. Em Lauro de Freitas, o artista foi abordado por quatro homens armados, que estavam em um veículo modelo Onix. Durante a ação, o grupo roubou o Jeep Compass de Dum Ice.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), em 2024, a Bahia registrou 17.664 ocorrências de furtos e roubos de veículos. Desse total, 6.612 correspondem a furtos, enquanto 11.052 foram roubos. Os números revelam uma média alarmante de 48 carros subtraídos por dia no estado.

Os sábados se destacam como o dia com maior índice de furtos, representando 15% das ocorrências, enquanto as quintas-feiras lideraram os registros de roubos, com 17% dos casos. Essa situação coloca a Bahia como o quinto estado brasileiro com a maior média de roubos de carros, com cerca de dois casos por hora, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Justiça. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco apresentam índices mais elevados.

Em meio a esse cenário, as autoridades reforçaram as ações de combate ao crime organizado. Segundo o Ministério Público da Bahia (MPBA), 75 operações foram realizadas em 2024, resultando na asfixia patrimonial das organizações criminosas e provocando uma perda estimada em R$ 2 bilhões para essas facções. As ações foram coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que intensificou as operações em todo o estado.

Gráfico: Ascom Deputado Federal Capitão Alden



Gráfico: Ascom Deputado Federal Capitão Alden



CLIQUE AQUI E SIGA NOSSA CANAL NO WHATSAPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário