5 de janeiro de 2025

Força Nacional reforça policiamento em terra indígena no Paraná

Força Nacional de Segurança Pública | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quatro pessoas, incluindo uma criança, foram baleadas nos últimos dias durante uma disputa de terra no oeste do Paraná, onde a comunidade indígena Avá-Guarani tem sido alvo de ataques. Em resposta, o Ministério da Justiça e Segurança Pública aumentou em 50% o efetivo da Força Nacional na região, que já conta com tropas desde janeiro do ano passado.

As novas equipes da Força Nacional, que incluem unidades de prontidão, estarão operacionais a partir deste sábado (4). O policiamento está sendo feito em conjunto com a Polícia Militar do Paraná e a Polícia Federal (PF). O objetivo é garantir a segurança dos indígenas na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, entre Guaíra e Terra Roxa.

As investigações sobre os responsáveis pelos ataques estão a cargo da PF. O Ministério dos Povos Indígenas condenou os ataques e acompanha a situação.

O conflito territorial envolvendo os Avá-Guarani na região, onde ocupam áreas que não foram submersas pela Usina de Itaipu, é intensificado pela falta de reconhecimento estatal e a resistência de setores políticos e econômicos, principalmente ruralistas.

CLIQUE AQUI E SIGA NOSSA CANAL NO WHATSAPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário