7 de janeiro de 2025

Trudeau anuncia sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Canadá

Foto / Reprodução

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (6) que deixará o cargo que ocupa desde 2015. Ele continuará no posto até que um novo líder seja escolhido. A decisão vem após uma crise política que se agravou nos últimos meses.

O que aconteceu

Trudeau declarou que renunciaria à liderança do Partido Liberal, de centro-esquerda. Em coletiva de imprensa realizada em Ottawa, capital do Canadá, ele afirmou: "Cada osso do meu corpo sempre me disse para lutar, porque me importo profundamente com os canadenses".

Ele explicou que a decisão foi tomada após refletir durante as festas de final de ano e compartilhar o assunto com sua família na noite anterior. "Pretendo renunciar como líder do partido e como primeiro-ministro depois que o partido escolher um novo líder", disse Trudeau.

Além disso, o premiê pediu ao presidente do partido que iniciasse o processo de seleção para o novo líder. "Estamos em um momento crítico no mundo", destacou, alternando para o francês, a outra língua oficial do país.

Em seu discurso, Trudeau declarou: "Este país merece uma verdadeira escolha nas próximas eleições. E ficou claro para mim que, se precisar travar batalhas internas, não posso ser a melhor opção para essas eleições".

Ele também mencionou a necessidade de convocar uma nova sessão do Parlamento, afirmando que, apesar dos esforços, o Parlamento estava paralisado há meses.

Quando questionado sobre o motivo de anunciar sua renúncia agora, Trudeau explicou: "Não sou alguém que desiste facilmente de uma luta". E completou, ressaltando que sempre foi movido por seu amor pelo Canadá.

Trudeau também expressou um arrependimento. "Se eu tenho algum arrependimento, especialmente à medida que nos aproximamos desta eleição, provavelmente terei muitos. Mas gostaria que tivéssemos mudado a forma como elegemos nossos governos, para que as pessoas pudessem escolher uma segunda ou terceira opção na mesma votação."

Aos 53 anos, Justin Trudeau assumiu o cargo de primeiro-ministro em 2015. Sua renúncia agora reforça os apelos por uma eleição rápida para estabelecer um governo estável, que possa lidar com a administração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nos próximos quatro anos.

CLIQUE AQUI E SIGA NOSSA CANAL NO WHATSAPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário