"Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come". É neste dilema que a política brasileira atual se encontra. As eleições de 2026 já estão batendo à nossa porta e mais uma vez, e de forma inacreditável, continuamos a discutir "Lula" e "Bolsonaro". Não é possível que os brasileiros não tenham, ainda, se cansado deste par de entidades carentes de refino político e intelectual, e desta dicotomia tosca.
Nos transformamos num país cuja imaginação política atrofiou, assim como atrofiada está a nossa capacidade de ação coletiva para enfrentar os desafios que a realidade impõe.
Revitalizar e renovar o ar da polítca é condição sine qua non para o melhoramento e avanço da situação política, econômica e social do país, bem como da própria democracia que clama por alternância de poder e renovação.
O país está carente de novas ideias e perspectivas, novas visões, propostas e abordagens para enfrentar os problemas. A questão é que estamos excessivamente ligados à polarização ideológica e divididos, o que atraplha a autoconsciência e a reflexão. E tudo isto torna o nosso processo político frágil e sem substância.
Até parece que a nossa democracia está sofrendo da síndrome de Peter Pan: não quer amadurecer, insistindo na infantilidade.
A quem interessa um quarto mandato para Lula? Isto é uma tentativa de eternização do poder, o que contraria qualquer projeto democrático minimamente amadurecido. E Lula sabe disso.
"O homen está sempre pronto para distorcer aquilo que dizem seus sentidos, simplesmente para justificar a sua lógica". leia-se, a lógica do poder.
Contudo, o jogo político está aí e precisa ser jogado com um pouco mais de cuidado, é claro.
É imperativo que encontremos uma outra opção, pois Lula e Bolsonaro representam um nó político e ideológico que impede o país de avançar. Definitivamente, nenhum dos dois é capaz de unir o país em torno de qualquer projeto mais desenvolto de nação.
Ninguém aguenta mais este beco polítco sem saída representado por Lula e Bolsonaro.
![]() |
Yalu Tinoco - Mestre em Comércio Internacional e Políticas |
✅ NOVIDADE: FAÇA PARTE DO CANAL DO ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP (CLICANDO AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário