![]() |
Foto / Reprodução CLIQUE AQUI E OUÇA A RÁDIO ALTERNATIVA DE IBIRATAIA, ESTAMOS AOVIVO! |
Em 2024, a dengue se tornou a principal causa de óbitos por doenças infecciosas no Brasil, ultrapassando a covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 6.041 mortes por dengue, um aumento alarmante de mais de 400% em relação a 2023, quando o total era de 1.179. Além disso, outras 875 mortes ainda estão em investigação.
Enquanto isso, as mortes por covid-19 caíram significativamente, somando 5.959 óbitos, uma redução de 60% em relação ao ano anterior, refletindo o controle da pandemia e o impacto positivo das vacinas.
Em 2025, o aumento dos casos de dengue continua sendo uma preocupação nacional. Dados preliminares indicam que as notificações da doença seguem em ascensão, refletindo a persistência de fatores como chuvas intensas, aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti e desafios no combate à proliferação do vetor. Autoridades de saúde alertam para o risco de novos recordes de mortes se medidas preventivas não forem reforçadas.
Para combater a dengue, medidas preventivas continuam sendo essenciais. Além da vacinação gratuita disponível na rede pública para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o uso de repelentes, roupas longas e o combate a focos do mosquito são indispensáveis. A participação ativa da população é crucial para reverter esse cenário alarmante.
O aumento expressivo de casos e mortes reforça a necessidade de ações coordenadas entre governo, municípios e cidadãos para enfrentar essa crise sanitária em 2025.
ALTERNATIVA NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário