As contas de Bruno Aiub, conhecido como Monark, podem ser desbloqueadas nas redes sociais. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (7) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O influenciador teve seus perfis suspensos nas principais plataformas por suspeita de instigação aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
“No atual momento da investigação, entretanto, não há necessidade da manutenção dos bloqueios determinados nas redes sociais, devendo, somente, ser excluídas as postagens ilícitas que deram causa à decisão judicial”, escreveu Moraes.
Apesar da liberação das contas, as investigações sobre a participação de Monark no incentivo aos atos de 8 de janeiro continuam. A Polícia Federal apura se o influenciador incitou crimes, propagou desinformação ou discurso de ódio, ou atentou contra as instituições e o Estado Democrático de Direito por meio de suas publicações.
![]() |
Monark agora pode ter suas contas de volta, determina Alexandre de Moraes. (Fonte: Flow Podcast/YouTube) |
Mesmo com o restabelecimento de seus perfis, Monark poderá ser multado caso publique ou compartilhe conteúdos que caracterizem desinformação grave ou discurso de ódio. O valor da multa foi fixado em R$ 20 mil por infração.
Agora, cabe às plataformas reativarem suas contas. No X (antigo Twitter), o perfil do influenciador seguia indisponível por "demanda legal" no momento da publicação desta matéria.
PortalCast Assista Agora - YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário