O governo Lula III está considerando apoiar integralmente a "PEC da escala 6x1". Esta proposta de emenda à Constituição (PEC) estabelece a duração do trabalho de até 8 horas diárias e 36 semanais, com jornada de 4 dias por semana e 3 de descanso. Há uma inconsistência aqui: 8hs x 4 dias = 32 horas semanais, e não 36 como está apresentado.
Em mais um lance de populismo barato, ao apoiar esta PEC Lula não está preocupado com o país, mas sim com sua popularidade cada vez mais baixa.
Um dos princípios fundamentais da economia é que "o padrão de vida de uma nação depende da capacidade da nação de produzir bens e serviços". Ou seja, depende da força do trabalho, do aumento da produtividade, e da destruição criativa de Schumpeter que transforma o mercado à medida que novas ideias e tecnologias substituem as antigas. Logo, precisamos de MAIS trabalho e renda e MAIS inovação e competitividade para termos MAIS progresso econômico.
O povo, de maneira geral, certamente nunca ouviu falar de Joseph Schumpter e sua destruição criativa (não importa, Lula também não), ou sequer entenda a importância de conceitos como produtividade, competitividade, etc., mas é o povo quem sente na pele os efeitos de uma desventura econômica. É o que está acontecendo agora no Brasil e é por isto que a popularidade de Lula está caindo. Entre populismo e divagações ele vai empurrando o país ladeira abaixo, e o povo está percebendo.
Esta "PEC da escala 6x1", a qual Lula quer apoiar para tentar recuperar alguma popularidade, é uma medida populista e, seguramente, está na contramão da racionalidade econômica e do progresso da nação.
![]() |
Yalu Tinoco - mestre em comércio internacional e políticas |
✅ NOVIDADE: FAÇA PARTE DO CANAL DO ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP ( CLIC AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário