O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), cujo vice-presidente é José Ferreira da Silva — o Frei Chico, irmão do presidente Lula — está no centro de uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS.
A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (23) e revelou um esquema nacional que pode ter movimentado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, com descontos associativos não autorizados diretamente nos contracheques de aposentados e pensionistas.
O Sindnapi, segundo as investigações, estaria entre as entidades beneficiadas por repasses irregulares. Foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, 6 de prisão temporária, e sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão, em 14 estados e no Distrito Federal.
A operação também levou ao afastamento de seis servidores, incluindo o agora ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que pediu demissão após a ação.
Em nota, o sindicato diz apoiar as investigações e afirma que a defesa dos aposentados é “parte do seu DNA”. No entanto, a situação levanta questionamentos sérios sobre a integridade de instituições ligadas ao governo e sobre a relação entre entidades sindicais e o sistema previdenciário.
Parlamentares da oposição classificaram o caso como “corrupção institucionalizada”, e o episódio promete ter desdobramentos políticos relevantes nas próximas semanas.
✅ NOVIDADE: FAÇA PARTE DO CANAL DO ALTERNATIVA NEWS NO WHATSAPP (CLICANDO AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário