Foto / Reprodução |
CLIQUE AQUI E OUÇA A RÁDIO ALTERNATIVA DE IBIRATAIA, ESTAMOS AOVIVO!
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de iniciar uma guerra comercial com os seus principais parceiros. Inicialmente, Canadá e México foram premiados com tarifas de 25% nas suas exportações; enquanto a China, 10%.
Como era de se esperar, já há uma retalição destes países contra estas políticas protecionistas de Trump, não obstante algumas negociações em curso para evitá-las.
Medidas protecionistas sempre geram instabilidade política, econômica e social no mundo. As intenções de Trump com estas medidas não são claras, inclusive estão em discordância com a ordem mundial do pós-guerra criada pelo próprio Estados Unidos e baseada em mais colaboração política e cooperação econômica.
Trump também está ameaçando a União Europeia, Brasil, e outros. Ou seja, está agindo de forma tresloucada, usando o "Hard Power" para falar grosso e ameaçar parceiros estratégicos e históricos, e buscando uma política isolacionista e nacionalista. Enquanto isto, a China vai usando, inteligentemente, o "Soft Power" e preenchendo o vazio que vai se criando nas relações diplomáticas, financeiras e comerciais pelo mundo afora. Com isto, o poder geopolítico da China parece crescer, enquanto o dos Estados Unidos, diminuir. Outras políticas adotadas por Trump parecem corroborar esta ideia da diminuição da influência dos Estados Unidos no mundo: a saída do acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS); o possível fechamento da USAID (Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional); enfraquecimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); ameaça de retirar os Estados Unidos da Organização Mundial do Comércio (OMC), bem como da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, etc.
Enquanto isto, aqui no Brasil já vivemos plenamente o ambiente de instabilidade. Na política, a corda do equilibrio institucional dos Três Poderes anda por demais esticada. Na economia, juros estratosféricos (justificadamente), desarranjo fiscal, pressão inflacionária, risco Brasil em alta, falta de confiança dos agentes econômicos, etc. No social, a insegurança e a impunidade ditando as normas.
"Lula III" é definitivamente um governo sem projeto, perdido e desacreditado. Nem mesmo a "Rosa dos Ventos" é capaz de dar uma direção a este governo.
![]() |
Yalu Tinoco - mestre em comércio internacional e políticas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário